Olá, eu sou a Xana!
A moda pode não ter nascido (só) para mim, mas eu sei que nasci para a moda! E por falar em nascer, não podia apresentar-me sem, orgulhosamente, partilhar convosco que nasci na geração de 90! Sou uma 90’s princess assumida!
Lembro-me que quando me faziam a pergunta para 100 000€ “O que queres ser quando fores grande?” eu respondia, desde cedo, sempre o mesmo: estilista! Lembro-me de ter cadernos com desenhos de roupas minhas e se por acaso desenhasse alguma peça numa folha solta, automaticamente guardava-a com todo o cuidado dentro de uma mica!
(Ainda) não desenho peças de roupa, mas crio as estampas da Balalaica com um entusiasmo que não para de crescer! O que também não para de crescer são as minhas ideias e é por isso que aqui na Balalaica lançamos muitas peças novas!
Para os mais curiosos, não, eu não me formei em Design ou Moda. Formei-me em Engenharia Civil. Embora não estejam a ver o meu rosto a falar convosco agora, há pouco quando vos disse que crio as estampas da Balalaica, disse isto com o sorriso de orelha a orelha! Agora quando vos estou a dizer que sou Mestre em Engenharia Civil, para mal dos pecados do meu pai, digo-o sem mostrar os dentes! Sem mostrar os dentes era precisamente como desempenhava as minhas funções de Engenheira. Era notório que precisava de algo mais para ser feliz, o meu lado criativo estava a morrer e a levar-me com ele!
A Balalaica surge em 2012 ainda sem eu saber que era a Balalaica! Na altura, fiz uns desenhos, achei eu, muito fraquinhos para umas t-shirts académicas e arrumei-os na gaveta! Sete anos depois, quando a minha criatividade gritava para a resgatar do poço, eis que essa gaveta de 2012 se abre, os desenhos sofrem umas atualizações e oficializa-se a Balalaica!
É um prazer vestir-vos com felicidade.
Olá, eu sou a Madalena!
Ainda antes de a Xana ter nascido, curiosamente já trabalhava no ramo têxtil, precisamente a costurar t-shirts numa fábrica local!
Depois de a Xana nascer, decidi abdicar do meu emprego e ser mãe a tempo inteiro, nunca imaginando que, quase 30 anos depois, viria a regressar ao ramo duma forma muito mais divertida!
Antes da oficialização da Balalaica, a Xana mês-sim, mês-não, ligava-me com uma ideia nova de negócio, ela queria era deixar de ser Engenheira! Apoiei-a sempre, mas chamava-a sempre à (minha) razão, porque como mãe, parecia-me que ser Engenheira era mais “seguro”. Mas naquele sábado de manhã, quando ela me ligou histérica a dar-me todos os detalhes da Balalaica, ainda sem nome para lhe dar, mas já com um espaço de baixo de olho para alugar, houve qualquer coisa que me fez dizer-lhe para avançar que eu estaria lá para a ajudar no que fosse preciso! E ela assim fez!
Começámos a pensar em nomes, em cores, em conceito e missão e quando dei por mim, parece que tinha 28 anos como ela e afinal ainda sabia algumas coisas sobre a área e tinha ideias tão originais que não sabia bem onde ia busca-las!
Em menos de 1 mês, inaugurámos a Balalaica, no dia da Mãe! Não podia ter sido mais especial!
Fazer parte deste projeto com a minha filha é uma lufada de ar fresco na vida de uma mãe que abdicou de uma carreira para acompanha-la a 100%. Não é que fosse preciso, mas é a melhor recompensa que podia pedir.
É um orgulho enorme fazer parte da Balalaica e contribuir para vos vestir com felicidade!
Elas são a Balalaica!
O nome Balalaica surge na infância da Xana! Era o nome que a Madalena carinhosamente lhe chamava quando ao domingo lhe vestia o vestido com mais folhos que havia no armário e ela se pavoneava muito vaidosa pelo caminho ao pé de casa!
A Xana fundou a marca em 2019 e como tudo é melhor quando é partilhado, escolheu a Madalena, como não podia deixar de ser, mãe é mãe, para a acompanhar nesta aventura!
A inspiração vem de tudo e de nada! Quer a Xana, quer a Madalena, têm sempre mil ideias a borbulhar na massa cinzenta – filho de peixe sabe nadar, certo? E tanto se inspiram em coisas básicas do dia-a-dia, como vão mais além e procuram formas originais e bonitas de passar mensagens fortes!
Elas querem arrancar sorrisos espontâneos entre desconhecidos na fila do pão quando um repara na mensagem engraçada da t-shirt do outro! Querem dar a oportunidade de cada um de vocês expressar as suas individualidades e causar impacto na fila para a caixa do supermercado quando a senhora da caixa repara na mensagem poderosa que vestem! Elas querem, sobretudo, que se sintam muito felizes e orgulhosos quando vestem as peças delas.
Para além das peças de coleção que podem encontrar na loja, a Balalaica tem uma presença especial na personalização única! Foi um esforço grande conseguir parceiros que conseguissem responder com matérias primas, modelos e estamparia de qualidade para quantidades pequenas, mas elas conseguiram! Quem corre por gosto não cansa! Assim, na Balalaica, todos os clientes têm a oportunidade de falar com a Xana e com a Madalena e de pedir uma peça única, desenhada a pensar em vocês ou em alguém especial para vocês! Basta partilharem as ideias base através do e-mail ola@balalaica.pt e deixar o resto com elas! No espaço de uma semana, receberão a proposta da peça única para marcar um momento da vossa vida, para surpreenderem alguém especial e sobretudo: para serem felizes!